JUSTIFICATIVA: O circo é uma das mais antigas e completas manifestações populares e artísticas que teve origem em povos viajantes. O espetáculo do circo reúne artistas com diferentes habilidades cujo intuito é divertir e entreter a plateia.
Sob a lona do circo são apresentadas diferentes artes como: o malabarismo, palhaços, acrobacia, equilibrismo, magia, teatro, show de danças, figurinos apropriados que encantam as crianças; um espetáculo de magia que faz a alegria dos pequenos.
Este tipo de espetáculo é fundamental para despertar na criança o gosto pela vida cultural, pelo teatro e até mesmo pela leitura. Estaremos com isso dando oportunidade às crianças de criarem sua própria leitura. Depois de cantarem e brincarem durante a apresentação darão asas a imaginação onde as crianças criarão suas histórias e seus desenhos em cima do tema circo.
Tendo em vista que nossa sociedade passa por varias transformações no que diz respeito à tecnologia e que a escola reflete a sociedade, devemos fazer uso dessas tecnologias desde a educação infantil. Com isso tornaremos as atividades mais prazerosas, fazendo com que as crianças experimentem novas possibilidades de aprendizagem.
OBJETIVO:
- Ampliar o potencial educativo, formativo e lúdico das atividades circenses;
- Mostrar a importância do circo enquanto parte relevante da cultura corporal para as crianças;
- Melhorar a qualidade de vida de nossa comunidade;
- Mostrar o circo como um alto valor sócio cultural e que traz consigo valores cívicos, morais e educacionais, fundamental para a vida em comunidade visando o desenvolvimento pessoal e social;
- Aplicar uma pesquisa de linguagem corporal, oral a partir da pedagogia do palhaço circense;
- Criar uma relação com figuras do universo cômico popular brasileiro presente na infância, desenvolvendo assim sua expressão corporal, visual e auditiva.
- Identificar cores e formas e reconhecê-las nos ambientes em que vivem;
- Possibilitar a integração entre os alunos (pares – computador) e com a sala em geral;
Utilizar recursos tecnológicos, integrando-os com os projetos, oferecendo condições para que a criança tenha contato com vários tipos de recursos tecnológicos.
1 – USO DA TECNOLOGIA 2 – USO DE FORMAS E CORES
PÚBLICO ALVO
Crianças de 5 a 6 anos - EMEI
ATIVIDADES
- As atividades foram desenvolvidas durante dois meses com encerramento no CIRCO DOS SONHOS DA MÔNICA.
- Na atividade realizada durante a aula de computação, as crianças montaram um palhaço utilizando formas geométricas e cores, onde puderam explorar suas criatividades e compartilhar com seu amigo dando sugestões e respeitando as do seu amigo.
- Confeccionar uma tenda de circo e deixar que eles pintem com guache;
- Contação de histórias com auxilio de fantoches, livros e fantasias de personagem de circo.
- Fazer narizinhos de palhaço com fundo de caixa de ovo pintado de vermelho.
- Show do palhaço.
AVALIAÇÃO
Foi feita durante toda a aplicação do projeto, através da observação da participação, interação, cooperação, socialização e criatividade do aluno.
SANDRA REGINA MACEGOSSA FURTADO
RIVANETE MARIA DOS SANTOS DE AGUIAR
ANA MERCIA ZARZUR VIDOTI DE CASTRO
adorei meninas fazer esse projeto, bjs a todas obrigada pela colaboração.
ResponderExcluirAlá meninas, agradeço pela oportunidade de estar no grupo de vocês, e participar do projeto.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluir