PROJETO ÁGUA
PENSANDO NO MUNDO DO AMANHÃ
Apresentação:
De acordo com os conceitos Freirianos, na qual a educação se dá através da
AÇÃO-REFLEXÃO-AÇÃO, buscamos elaborar um projeto que propicie aos
professores e alunos um trabalho de conscientização da população em relação à
cultura de preservação da água, mostrando suas múltiplas formas de uso, os
ciclos da mesma, sua importância para a vida e para a história dos povos, tendo
como foco principal:
A falta d'água constante no bairro da escola e bairros vizinhos;
Poluição dos córregos e rios do entorno da escola;
A discrepância entre a falta d'água constante com a quantidade de mananciais
existentes.
O Desenvolvimento:
O nosso trabalho foi desenvolvido através de Círculos de Cultura no qual foram
relatados problemas existentes no bairro onde a escola se insere e bairros
vizinhos. A partir desses relatos propusemos uma pesquisa socioambiental e uma
pesquisa de campo através das quais levantamos a maior problemática do bairro,
norteando o eixo temático do PEPP da U.E. Baseado nas informações obtidas,
foram sugeridas atividades diversificadas sobre o conteúdo água, sua
problemática e possíveis soluções. A ação principal a ser desenvolvida será a
panfletagem para a conscientização da problemática da Água, na comunidade.
Bibliografia:
Cadernos Coleção MOVA – nº 2, nº4 e nº6
Princípios curriculares Orientadores para a EJA – Coleção RECEJA
Proposta Curricular para EJA Município de Osasco - Coleção RECEJA
Coleção Cadernos de EJA – MEC (Meio Ambiente)
Revistas Ciência Hoje das Crianças
Água Hoje e Sempre: Consumo Sustentável – SEE
Parâmetros Curriculares Nacionais, vol. 9 – Meio Ambiente e Saúde.
PROFESSORAS: Ana Lúcia Panadés.
Elisabete Charkani Celestini
Nenhum comentário:
Postar um comentário