quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Projeto É hora de Reinventar

Participantes do Projeto:

Patricia Leite Perez (EMEF Pastor Josias Baptista)

Rosilane Amancio Souza Abadias (EMEI Mª Madalena)

Público alvo:

Alunos de EMEI e EMEF.

Na faixa etária de 4 a 9 anos.

Período:

Dois meses.

Apresentação:

As questões lixo, reciclagem e reutilização estão sendo considerados cada vez mais importantes em nossa sociedade, pois nosso futuro depende da relação estabelecida entre natureza e o uso pelo homem dos recursos naturais disponíveis.Nesse projeto falamos sobre a necessidade de conscientização e atitudes para que os alunos insiram no seu dia a dia. Para isso utilizamos uma metodologia lúdica e interdisciplinar com intuito de atingirmos os objetivos propostos.

Justificativa:

A humanidade tem uma relação de dependência com os recursos da natureza, porém esses são limitados. Portanto ações como esse projeto influenciam diretamente a conscientização para o reaproveitamento desses recursos. Acreditamos que a escola possui um papel importante no que diz respeito a desenvolver o senso crítico dos alunos. Como consta no RECEI e RECEF.

Objetivo Geral:

Sensibilizar os alunos e educadores ultrapassando os limites da escola: englobando a comunidade como um todo.

Formar cidadãos conscientes para a realidade ambiental de modo comprometido com a vida é o principal objetivo desse projeto através da reutilização, reciclagem e redução do lixo.

Objetivos Específicos:

Oferecer aos alunos a oportunidade de conhecer o dia a dia de uma cooperativa de Reciclagem.

Utilizar a linguagem escrita, leitura e atividades lúdicas.

Estabelecer a diferença entre separar, reciclar e reutilizar.

Metodologia:

A temática foi compreendida através do projeto que relatava a necessidade da conscientização das questões do lixo, reciclagem, reutilização e atitudes para que os alunos venham inserir no dia a dia. Para isso foi utilizada uma metodologia lúdica e interdisciplinar com o intuito de conscientizar atitudes dos alunos, comunidade e família. O currículo foi estabelecido através de tipos de textos, ilustrações, visita a cooperativa, palestra com apresentação de Power point com professores, apresentação de alunos sobre o tema abordado e confecções de objetos com materiais recicláveis.

A proposta dos participantes era fazer com que as crianças se conscientizassem e semeassem de dentro para fora da escola fazendo com que as pessoas praticassem essa ação no dia a dia, e possibilitar o desenvolvimento do senso crítico dos alunos provocando mudanças em suas atitudes.

As informações foram passadas de forma lúdica e agradável para que se tornasse permanente na vida cotidiana dos alunos e familiares.Durante o processo em algumas etapas foi apresentado à ideia de não desperdício de alimentos, através de receitas feitas com sobras e cascas de alimentos.

Iniciamos esse projeto com a apresentação de um Power Point referente a uma cooperativa (COOPERNATUS – Jardim Santa Rita – Osasco) de reciclagem, na qual visitamos e fotografamos.

Promovemos atividades relacionadas ao meio ambiente de acordo com a faixa etária, confeccionando objetos diversos feitos com sucatas e papel reciclável. Fizemos pesquisas, através de livros e internet. Durante as aulas de informáticas foram trabalhados jogos sobre o assunto tratado, com os seguintes sites:

www.iguinho.ig.com.br/jogo_reciclage/

www.htmlrecreionline.abril.com.br/jogos/diversos/reciclagem.html

www.meninasjogando.com.br

www.clubinhosabesp.com.br

Avaliação:

Aconteceu durante todo processo desenvolvido, visando observar a participação dos alunos nas realizações das atividades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário