quinta-feira, 24 de novembro de 2011

PLANO DE AULA - LEGO

Plano de aula

Brincando com o Lego


Professoras: Alessandra Noronha

Fernanda Contessotto

Ruth Goudinho

Objetivo

Ø Desenvolver o raciocínio, atenção e percepção,

Ø Desenvolver a flexibilidade,

Ø Desenvolver a autonomia,

Ø Desenvolver o trabalho em equipe,

Ø Estimular a imaginação e a criatividade,

Ø Desenvolver o social e emocional,

Ø Desenvolver a linguagem oral e a expressão.

Conteúdo

Ø Lego Soft

Faixa etária

Ø Berçário

Tempo estimado

Ø 4 aulas

Material necessário

Ø Lego Soft

Ø Maquina fotográfica,

Ø Radio

Desenvolvimento

Iniciamos a aula com a turma organizada em roda para apresentar o material que será utilizado, o Lego Soft, no inicio resgatamos algumas brincadeiras e musicas já conhecidas e apreciadas por eles, formamos carrinhos, trenzinhos, barquinhos e muito mais, tornando assim a curiosidade e a aprendizagem mais significativas para eles.

Foi uma aula diferenciada onde as crianças podem explorar os blocos, empilhar, derrubar, enfim usar e abusar de sua imaginação.

Durante a aula foi muito tranqüilo, as crianças envolveram rapidamente com as atividades proposta.

No geral podemos dizer que quase todos os alunos conseguiram compreender a proposta da atividade, visto que no berçário as crianças são muito pequenas, alguns compreendeu rapidamente mostrando grande satisfação em construir coisas novas, agrupando em seqüências de cores preferidas, ou tamanhos, enquanto outras demandaram um pouco mais de atenção, o que é esperado e compreensível.

Passamos a repetir a atividade diariamente e sempre apresentando de forma diferente com novas idéias, e assim o brincar com o Lego se tornou um momento prazeroso e imensamente feliz para as crianças.

Percebemos que com essa atividade as crianças ganham mais autonomia e melhoram seus movimentos, sua atenção e percepção.

Avaliação

Será através de observação e registro do comportamento das crianças, vídeo e fotos.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Na CReche que trabalho usamos o Lego constantemente, temos vários tipos de legos...lego fazenda, Lego gigante, lego pequenos... e concordo que as crianças se sentem super entusiasmadas ao manusea-los e as ajuda em várias coisas, assim como desenvolve a curiosidade, funcção motora e as distrai o que é muito bom já que muitas passam tempo demais na escola. Cintia

    ResponderExcluir