sexta-feira, 3 de maio de 2013

Apresentação e expectativas sobre o Curso


Estamos iniciando uma nova turma do Módulo 1 - Introdução à Educação Digital 2013. Este espaço será de troca de experiências e sugestões para nossos encontros. Faça agora uma breve apresentação e relate  suas expectativas em relação à formação. Bom trabalho.!!!

50 comentários:

  1. Aprender novas tecnologias e aplicar na sala de aula,quero conhecer mais dessa tecnologia .

    ResponderExcluir
  2. Eu sou Edna Professora readaptada, trabalho na secretaria da creche. Eu pretendo aprender bastante, já estou gostando muito embora tenho algumas dificuldades no aprendizado.

    ResponderExcluir
  3. Estou estudando com as minhas colegas de trabalho.
    Boa Sorte Meninas!!!

    Olga , Jaqueline, Doroti e Simone
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Sou professora de creche gosto do que faço estou fazendo esse curso porque quero conhecer um pouco de informatica e tirar duvidas e ter trocas de infoormações junto com a turma quero trocar conhecimentos e ter uma boa amizade .

    ResponderExcluir
  5. Legal tenho certeza que vamos ter boas infomaçôes .

    ResponderExcluir
  6. Conhecer e desenvolver mais habilidades no manuseio,com esse recurso tecológico,utilizando suas ferramentas para realizar projetos no ambiente escolar.

    ResponderExcluir
  7. Conhecer mais ferramentas na area de informatica, que me auxiliem na elaboração e organização de materiais na area que atua dentro da unidade escolar

    ResponderExcluir
  8. Minha perspectativa é estar mais inclusa na tecnologia digital, familiarizando e me preparando para a utilização dos recursos disponiveis do computador.

    ResponderExcluir
  9. Eu sou a Graça pretendo sair mais preparada no mundo digital.

    ResponderExcluir
  10. Minha expectativa é estar mais inclusa na tecnologia digital, familiarizando e me preparando para a utilização dos recursos disponiveis do computador.

    ResponderExcluir
  11. minhas expectativas e de me enterar mais na tecnologia gigital e tirar duvidas no desconhecido.

    ResponderExcluir
  12. Estamos na Era da Informática, e eu sou uma pessoa analfabeta digitalmente falando. Portanto quero fazer este curso para aprender fazer uso de computador, e assim desenvolver melhor meu trabalho junto aos meus alunos.

    ResponderExcluir
  13. Estou com muita vontade de aumentar meus conhecimentos na área de informática, pretendo sair do pré silábico virtual rsrsrsr.

    ResponderExcluir
  14. Minhas expectativas e de me enterar mais na tecnologia digital e tirar duvidas no desconhecido.

    ResponderExcluir
  15. Pretendo aprender a usar esta ferramenta, pois nunca tenho tempo e também fico nervosa porque começo errar, aí desisto e porque com certeza ajudará muito no meu trabalho, e na vida pessoal, quero perder esse bloqueio

    ResponderExcluir
  16. minhas expectativas são muitas, mas a primeira é ter maior intimidade com o computador.

    ResponderExcluir
  17. Aprimorar meus conhecimentos nesta area digital, podendo assim desenvolver em minha prática educacional.

    ResponderExcluir
  18. Pretendo aprender o máximo pois tenho algumas dificuldades.

    ResponderExcluir
  19. Eu sou a Vilma, estou gostanto muito de aprender mais um pouco, porque mesmo sendo pouco, sempre acrescenta mais em nossas vidas.

    ResponderExcluir
  20. Minha expectativa é aprimorar meus conhecimentos tecnologicos.

    ResponderExcluir
  21. Quero aprender mais sobre tecnologia

    ResponderExcluir
  22. Quero aprimorar meus conhecimentos utlizando os recursos tecnológicos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo,amiga!
      Também quero desvendar os mistérios da internet,por isso também estou no PROINFO.

      Excluir
  23. Desejo que meus conhecimentos na área da informática sejam ampliados e eu possa utilizar na unidade escolar.

    ResponderExcluir
  24. Ivone Griti Medeiros Prado, leciono na E.M.E.F.Alice Rabechini Ferreira. Durante o curso espero desenvolver habilidades na área de informática e saber utilizar essa ferramenta como um recurso significativo tanto no preparo das aulas como na minha prática em sala de aula.
    Minha tutora é Maria Cecília da Silva Lemos o curso está sendo efetuado na E.M.E.F. Jose Martiniano de Alencar.

    ResponderExcluir
  25. Marcia Brizeno Vieira de Souza, leciono na E.M.E.F. Alice Rabechini Ferreira. Neste curso espero desenvolver habilidades na área de informática e saber utilizar essa ferramenta como um recurso significativo tanto no preparo das aulas como na minha prática em sala de aula.
    Minha tutora é Maria Cecília da Silva Lemos o Curso está sendo efetuado na E.M.E.F. José Martiniano de Alencar.

    ResponderExcluir
  26. minhas expectivas quanto ao curso é: Aprender a trababalhar com essa máquina chamada computador que gira hoje o mundo. pois não sou fã dessa tecnologia. só a uso em extrema necessidade. quero quebrar essa barreira e ter gosto por ela.

    ResponderExcluir
  27. Elenilda Rocha Eloi de Souza Cruz

    Gostaria de ampliar meus conhecimentos tecnológicos e assim aprimorar o trabalho pedagógico.
    Minha tutora é Maria Cecilia da Silva Lemos , o curso está sendo ministrado na E.M.F.E. José Martiniano de Alencar.

    ResponderExcluir
  28. Meu nome é Elisbeth Fatima Lara da Silva, leciono na CEMEIEF Maria Tarcilla Fornasaro Melli, tenho 24 anos de magisterio,e por meio deste curso pretendo ampliar meus conhecimentos sobre informatica para usá-los na minha vida profissional e no meu cotidiano. Minha tutora é Maria Cecilia Silva Lemos e estou fazendo o curso na EMEF Jose Martiniano de Alencar.

    ResponderExcluir
  29. Meu nome é Neide Gomes da Cruz sou professora do 3º ano do ensino fundamental no Município de Osasco, iniciei o curso do Proinfo com o objetivo de ampliar meus conhecimentos na área de informática, minha tutora é a Maria Cecilia da Silva Lemos e o curso ministrado na EMEF Jose Martiniano Alencar.

    ResponderExcluir
  30. A apresenta;'ao do curso foi boa.Minhas expectativas s'ao em rela;'ao [a adquirir mais uma ferramenta para o trabalho educacional e para facilitar novos estudos.No entanto, a dinamica do curso n'ao comtempla o aproveitamento do tempo em atividades, pois passaram-se 2 horas que houvesse outra orienta;'ao para a realiza;'ao de outra atividade.Espero que nos proximos encontros a dinamica tenha um compromisso com o aproveitamento do tempo.

    ResponderExcluir
  31. Sou a professora Soraia e leciono na Rede Municipal de Osasco há 14 anos. Atualmente estou na CEMEIEF " Maria Tarcilla F. Melli".
    A minha expectativa ao participar desse curso é aprimorar meus conhecimentos na área de informática.

    ResponderExcluir
  32. Sou Patrícia Bibiano e minha tutora é Maria Cecilia Lemos , pretendo aprender a fazer aulas diferenciadas para trabalhar.

    ResponderExcluir
  33. Expectativa de sentir-se incluso no "mundo digital" e utilizar o recurso do conhecimento para o trabalho.

    ResponderExcluir
  34. Meu nome é Vera Lúcia Navas Hammoud, leciono na E.M.E.F. Deputado Alfredo Farhat.Me inscrevi neste curso para desenvolver habilidades na área de informática e saber utilizar essa ferramenta como um recurso significativo tanto no preparo das aulas como na minha prática em sala de aula.
    Minha tutora é Maria Cecília da Silva Lemos, o curso está sendo realizado na E.M.E.F. José Martiniano de Alencar.

    ResponderExcluir
  35. CIBELE LARA ALVES CASTILHO, LECIONO NO CEMEIEF MARIA TARCILLA FORNASARO MELLI. PRETENDO APRENDER PARA COLOCAR NA VIDA PROFISSIONAL E PESSOAL. MINHA TUTORA É MARIA CECILIA DA SILVA LEMOS. NA EMEF JOSE MARTINIANO DE ALENCAR.

    ResponderExcluir
  36. A MINHA EXPECTATIVA É TER UM NOVO CONHECIMENTO EM INFORMÁTICA PARA ASSIM PODER EXERCER MELHOR A MINHA FUNÇÃO.

    ResponderExcluir
  37. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  38. Minha expectativa sobre o curso é ter noções de Informática para utilizar em minha vida pessoal e profissional.

    ResponderExcluir
  39. Leoflora Liborio Nascimento 6 de maio de 2013.
    S PPou professora,lecionei durante 25 ANOS NA REDE ESTADUAL COMO PEBI E PEBII SOU APOSENTADA, E CONTINUO EXERCITANDO A MESMA FUNÇÃO NA REDE MUNICIPAL DE OSASCO NA EMEF PROFª CECILIA CASTELANI.ESTOU INICIANDO O CURSO DE INFORMÁTICA QUE ESTÁ MUITO INTERSSANTE.ESPERO AMPLIAR MEUS CONHECIMENTOS NESTA ÁREA.

    ResponderExcluir
  40. Nallú soraia Polon Cavalcante Ferreira
    Sou professora da Emef. Alice Rabechini Ferreira e leciono com duas turmas de 1º ano.
    Tenho uma expectativa de aprender a operar os programas e conseguir trabalhar com as diferentes ferramentas do programa, para melhorar as atividades pedagógicas e ter acesso a pesquisas futuras.
    Minha tutora é Maria Cecilia da Silva Lemos, estou frequentando o curso na EMEF. José Martiniano de Alencar.

    ResponderExcluir
  41. Projeto: "Plantas Carnívoras"
    Após várias reflexões sobre o assunto que iríamos abordar em nosso projeto, decidimos optar por trabalhar o meio ambiente, embora seja um tema bastante abordado, ainda é o mais amplo. Decidimos explorar, então, as plantas carnívoras por acharmos que é muito interessante e desperta a curiosidade. Nosso objetivo maior é que as crianças, identifiquem e conheçam as características das plantas carnívoras, saibam a importância das mesmas para o meio ambiente, sejam incentivadas a pesquisar, utilizando diversos recursos, dentre eles, a internet, livros, pesquisa de campo, etc. Enfim, o projeto terá uma exposição, com algumas espécies de plantas carnívoras, onde cada uma terá uma ficha contendo as suas características e informações colhidas do processo de pesquisa realizado, construídas pelos alunos.
    Responsáveis pelo projeto: Elisbeth, Neide Gomes, Soraia e Vera.

    ResponderExcluir
  42. Projeto: Cantigas e Brincadeiras

    Escolhemos esse tema devido ao interesse da turma por diferentes brincadeiras e cantigas, visto que eles estão em uma fase egocentrica e necessita trabalhar com a socialização.

    As brincadeiras revela um grande interesse de todos propiciando, uma aprendizagem significativa, vivenciado pelo grupo.

    As habilidades à serem desenvolvvidas visam, promover diferentes atividades, lúdicas através de trabalhos coletivos, levantamento sobre a preferência da turma, trabalhos e registros individuais e coletivos . É importante considerar o trabalho com a coordenação motora fina, a socialização, levantamento de regras bem como a utilização de diversos textos e a sonoridade das palavras. O projeto está sendo aplicado nas séries iniciais da E.M.E.F. "Alice Rabechini Ferreira."

    Professoras responsáveis:

    Elenilda Rocha Eloe de Souza Cruz

    Ivone Griti Medeiros Prado

    Marcia Brizeno Vieira de Souza

    Nallú Soraia Polon Cavalcante Ferreira

    ResponderExcluir
  43. Projeto: Animais nocivos

    Considerando a importância do meio ambiente em nossas vidas,escolhemos trabalhar a questão da fauna em especifíco os animais nocivos.

    Nesse aspecto a relação desses animais com as pessoas, considerando o equilibrio da natureza, que muitas vezes é prejudicado pelo desmatamento e falta de predadores naturais.

    Será aplicado no quarto ano, com explorações de pesquisas de campo em torno da escola, discutindo com os moradores as ações para melhorar o quadro negativo.

    Fechando com conscientização dos alunos e sua comunidade à respeito da causa pesquisada, com assinaturas e oficio enviado a prefeitura local.

    Integrantes do grupo:

    José Luis Aquino

    Leoflora

    Maria Cristina

    Patricia

    Valdemar

    ResponderExcluir
  44. Creche Lídia Thomaz


    PROJETO


    Professor Inovador na Educação Infantil





    Professores envolvidos: Débora Ap. Mazza de Souza
    Maria de Lourdes Alves
    Maria do E. S. Ferreira
    Rita de Cássia M. C. Prado
    Sinéia S. M. B. Martins
    Lívia Antônia Jeremias
    Professor Inovador na Educação Infantil
    Público Alvo: Professores da Educação Infantil


    Justificativa
    Educar é colaborar para que professores e alunos - nas escolas e organizações - transformem suas vidas em processos permanentes de aprendizagem. É ajudar os alunos na construção da sua identidade, do seu caminho pessoal e profissional - do seu projeto de vida, no desenvolvimento das habilidades de compreensão, emoção e comunicação que lhes permitam encontrar seus espaços pessoais, sociais e profissionais e tornar-se cidadãos realizados e produtivos.
    Uma mudança qualitativa no processo de ensino/aprendizagem acontece quando conseguimos integrar dentro de uma visão inovadora todas as tecnologias: as telemáticas, as audiovisuais, as textuais, as orais, musicais, lúdicas e corporais.
    O professor tem um grande leque de opções metodológicas, de possibilidades de organizar sua comunicação com os alunos, de introduzir um tema, de trabalhar com os alunos presencial e de avaliá-los.
    Cada docente pode encontrar sua forma mais adequada de integrar as várias tecnologias e procedimentos metodológicos. Mas também é importante que amplie, que aprenda a dominar as formas de comunicação interpessoal/grupal e as de comunicação audiovisual/telemática.
    Não se trata de dar receitas, porque as situações são muito diversificadas. É importante que cada docente encontre o que lhe ajuda mais a sentir-se bem, a comunicar-se bem, ensinar bem , ajudar os alunos a que aprendam melhor. É importante diversificar as formas de dar aula, de realizar atividades, de avaliar.
    Observação: Resumo do Projeto.







    ResponderExcluir
  45. PROJETO “ IDENTIDADE FAMILIA E ESCOLA “


    PROFESSORAS ENVOLVIDAS: CLAUDINÉIA GONÇALO
    EDCLÉIA DIAS DE F E SILVA
    IRACEMA DE L GARDIM FONSECA
    MARCIA MARIANO F DE MELO


    Projeto Identidade, Família e Escola.
    Público Alvo: 1 a 2 anos de idade



    Justificativa:
    O projeto a ser desenvolvido tem como intuito apresentar as crianças das creches ,a importância da valorização da criança; reconhecendo sua identidade , sua família, sua escola e onde vive; identificando e analisando diferenças, conceitos, características e a interação da criança com seus amigos e com a equipe toda da unidade escolar.
    Objetivo Geral:
    Buscar a aproximação das famílias no ambiente escolar, visto que é de extrema importância a presença dos pais na escola. È notório que as crianças que tem esse acompanhamento se sobre saem em relação aos outros na aquisição de conhecimentos. Assim através das atividades a serem desenvolvidas ao longo do projeto nos propomos a despertar nas crianças a importância da família e escola em suas vidas.
    Objetivos Específicos:

     Distinguir os membros que formam uma família;
     Identificar dados pessoais relacionados a criança
     Desenvolver o raciocínio lógico e a coordenação motora;
     Estimular a criatividade e auto-estima;
    = reconhecimento do seu próprio corpo.
    = Distinguir seus próprios pertences.
    Metodologia:
    Propor sistematicamente brincadeiras em grupos, integrando os alunos através de conversas informais como: rodas de músicas, rodas de histórias, brincadeiras de roda, brincadeiras no parque, brincadeiras com lego, a fim de possibilitar o conhecimento e a interação uns com os outros; fazer um desenho do corpo inteiro; incentivando a auto imagem positiva. E a culminância deste projeto será realizada com apresentação de um portfólio para os pais em uma reunião que será realizada no final do projeto.

    Avaliação
    -será avaliado o interesse, a participação a criatividade de todas as crianças.
    -O envolvimento dos familiares.
    O respeito mútuo entre professores, crianças e familiares.

    ResponderExcluir
  46. TEMA: PROJETO: PRIMAVERA

    JUSTIFICATIVA: A PRIMAVERA É A ESTAÇÃO DAS FLORES, E POR ISSO MESMO A MAIS ENCANTADORA DAS ESTAÇÕES. ESCOLHEMOS ESTE TEMA COM A INTENÇÃO DE CONSCIENTIZAR AS CRIANÇAS E FAMILIARIZÁ-LAS COM ESSA LINDA ESTAÇÃO E SUA IMPORTÂNCIA NO EQUILÍBRIO NATURAL DO AMBIENTE.

    PÚBLICO ALVO: ALUNOS DE 1º E 2º ANO

    OBJETIVO GERAL: ADQUIRIR O CONHECIMENTO DE MUNDO E INTERAGIR O ALUNO COM O MEIO AMBIENTE.

    OBJETIVOS ESPECÍFICOS: TORNAR O EDUCANDO CONSCIENTE DAS ESTAÇÕES DO ANO E SUA IMPORTÂNCIA.

    CONTEÚDOS PROPOSTOS:
    - PRODUÇÃO TEXTUAL
    - LEITURA E ESCRITA
    - CALENDÁRIO
    - AS ESTAÇÕES DO ANO

    PERÍODO: 2 SEMANAS

    DESENVOLVIMENTO: EXPOSIÇÕES DE FILMES, CONFECÇÕES DE FLORES, CONFECÇÃO DE BONECO, RODAS DE CONVERSA, LISTAS DE PALAVRAS COM NOME DE FLORES, UTILIZAÇÃO DO CALENDÁRIO.

    FECHAMENTO: FOTOS DAS ATIVIDADES REALIZADAS EM SALA DE AULA.

    RECURSO: MÍDIAS E TECNOLOGIAS, SERRAGEM E AREIA, ALPISTE,

    AVALIAÇÃO: SERÁ FEITA ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO NO PROCESSO DE INTERAÇÃO DOS ALUNOS.

    BIBLIOGRAFIA: Arcelar Mittal: O Futuro que queremos - 2013

    - Costa, Álvaro: A Viagem da Sementinha.


    PROFESSORAS ENVOLVIDAS: CIBELE LARA ALVES C. DA SILVA
    CLÁUDIA REGINA R. DOS SANTOS
    FRANCISCA MARIA DE JESUS
    MIRA DA SILVA
    MARIA ROSARIA TAMBORRA
    WANDIRA CASANOVA

    ResponderExcluir